12/24/2006

SOBRE SER CONSIDERADO UM GRINCH

Sim, O Grinch. Aquele personagem que odeia o natal vivido por Jim Carrey em um certo filme.Já cheguei a ser apelidado injustamente assim por alguns parentes. Isto porque não hajo com aquela afetação que as pessoas insistem em chamar de espírito natalino.

Mas antes, é necessário falar um pouco sobre os tais parentes. Tenho uma mãe que no natal é tomada por uma compulsão por compras: é roupa de natal, toalha de mesa do natal, pratos do natal, papel higiênico do natal. E tudo seguindo a decoração temática. Eu admito que vejo até um certo charme nisso tudo. Mas o que é realmente irritante são os famigerados CD de natal. Argh! Especialmente um CD que a Simone interpreta temas natalinos. É definitivamente irritante. Cafona e irritante.

Outro fato está na comemoração em si. Explico, todo ano alguns vizinhos se reúnem para comemorar o natal juntos. Aliás, eles se reúnem pra comemorar sempre alguma coisa. Se houvesse um dia da pedra, eles estariam por aqui animadíssimos e serelepes. E minha mãe, onde quer que vá morar, sempre consegue ter muita proximidade com os vizinhos. Já eu não curto muito. Eu dou "bom dia", sou simpático, mas não sou de muita intimidade com eles, até porque como bom vizinho que sou, percebo que eles não são lá muito interessantes. Então fico em casa mesmo, curtindo um pouco da minha família, depois visito a parte paterna e em seguida tento encontrar os amigos.

Não odeio o natal, só não hajo com a afetação e até, em alguns casos, a hipocrisia que costumo ver por aí. Acredito que o tal do espírito natalino já veio em mim embutido de fábrica e sem prazo pra vencimento. Então não é necessário um período do ano pra trocar presentes, estar perto de quem eu gosto, e tentar fazer o bem. Mas admito o poder de unir pessoas que rola em torno desta data. Sim, mas é o dia do nascimento de Jesus, né? Também não funciona. Ele foi um grande homem sim. Mas eu não tenho religiosidade. E sair dando beijo e abraço em todo mundo só porque é natal ? hiiiiii colega, desculpa, mas isso nem se fosse em festa rave.

[Ah! Mas viva a festa! Se é pra ter uma, que venha. Cada um que comemore à sua maneira.]
[Feliz natal !]
p.s: a dificuldade pra colocar fotos é geral ou é só comigo ?

5 comentários:

sulamita disse...

owwwww sr, grinch!
n gosto mt dessas festas de fim de ano n.
abraçar todo mundo só p educação, p vc sempre faz isso c quem gosta independente da data, e de repente se ver obrigado ao velho "feliz natal, feliz ano novo" por pura convenção!

Edgar Melo disse...

Sula, havia comentado isso no blog antigo. Dá uma sacada: "E por falar em voto, "votos de um prospero ano novo", ano novo tem cara de coisa antiga, já reparou? Antiga pois se repete: votos de esperança, de felicidade, de dinheiro, de saúde. Tudo pra no ano seguinte darmos mais votos disso e daquilo. Tem algo mórbido nisso tudo, no fundo sabemos que um dia isso vai acabar, isso quer dizer nossa vida; mas mesmo assim desejamos que o ano seja melhor. E se for o último ? Pior impossível. Mas mesmo assim a gente faz de conta que o fim não existe e fica desejando um monte de coisas pra si e pros outros. Eu desejo um monte de coisas pra mim e pros outros o ano todo."

Marcus Gomes disse...

Dia da pedra e uma mãe comunicativa realmente pode ser uma combinação complicada!

Mila disse...

Achei vc num comentario no Blônicas e vim dar uma fuçada... rs

Eu tb não gosto do Natal. Aliás, fiz um post de natal com o título Eu Sou o Grinch.
E, para minha felicidade, não tô sozinha no mundo. Outras pessoas tb se identificam com o monstro verde e peludo. rs

Vizinhos? Eu tive uns assim de festas, almoço na casa de um só e ia td mundo com suas panelas (chamavam de almoço comunitário), mães tagarelando na calçada e pais bebendo na garagem enquanto as crianças se matavam por causa de um brinquedo... rsrs
Mas eu gostava. E até sinto falta deles.
=)

O Grinch disse...

Adorei, também vejo o natal dessa forma. Concordo com você em quase tudo só discordo na questão da religiosidade. Mas queremos fazer um convite.Temos tudo que é mkt viral do Grinch. Quer ser nosso amigo? Somos a agência noturna e aguardamos seu retorno e saberá o que estamos propondo pra este natal!