12/05/2006

SOBRE IR AO CINEMA SOZINHO

Chegou dezembro e com ele o verão. Ah! O verão... é nele que você faz as coisas que vai contar aos seus netos, bisnetos e tataranetos... bem, acontece que o verão do recife é escaldante... e antes que você veja na palavra "escaldante", um paraíso, eu faço questão de desfazer esta imagem. É fato que o sol anda insuportável para as bandas de cá. Ao andar pelas ruas, parece que todas as pessoas caminham forçadamente para concluir seus objetivos, o sol parece, de fato, uma grande barreira. Não sei se é a minha idade avançada ou o efeito estufa. O fato é que esse calor nunca esteve tão insuportável.

Muitos podem preferir praias, piscinas, picolés e muito miolo mole. Coisa que nas áreas urbanas pode até se tornar uma grande experiência antropológica com direito a pagode, farofagem e outras coisinhas bonitas (confiram a exposição Boa Viagem, A Praia, do fotógrafo Helder Ferrer, até 23 de janeiro no Shopping Recife). Mas eu prefiro estar em um quarto fechado, com pouca luz e um ar condicionado. E se tiver uma tela de cinema? Demorô, colega!!! Cinema e programinhas noturnos podem ser a grande pedida no Verão do Recife este ano. Pelo menos, eu super aposto nisso.

Aí você se pergunta... e os corpos suados, sungas, bikinis e flertes a milanesa? Bom se quiser tentar na praia de Casa Caiada ali por trás do Bompreço, ali mesmo onde Regina Casé certa vez gravou uma matéria pro fantástico é totalmente por sua conta (pena que o you tube não disponibiliza). Pra quem ainda faz questão de pegar um bronzeado, tem uma série de praias que vão estar superbadaladas justamente pra isso.

Mas eu estou me alongando demais, e fugindo do tema que é o título deste Post. Ir ao cinema sozinho nunca foi uma idéia que me agradasse. Várias vezes já cancelei o programa por não ter com quem ir. Mas, por força do acaso aconteceu neste último fim de semana. Quer saber? Adorei! Claro que ir ao cinema, assistir um filme com uma mão na sua perna que não é a sua é o máximo. Salientando também que é superbacana sair de um filme na companhia de vários amigos e discutir sobre o filme. Mas há também vantagens de fazer este programa sozinho. Salas e ante-salas de cinema é um ótimo lugar para sentar e analisar tipos e conversas pseudo-cultas. E sim, entre uma sessão e outras, até que você pode acabar conhecendo uma boa companhia.

Só pra registrar aqui, assisti, neste dia o badalado O ano em que meus país saíram de férias, de Cao Hamburger. O filme segue a tendência latino-americana de mostrar a ditadura militar sob o ponto de vista de crianças. A experiência de Cao com o seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum fez com que ele acertasse na escolha do elenco mirim (com destaque para os estreantes Michel Joelsas e Daniela Piepzysk). Além também da comédia-romântica francesa Você é Tão Bonito. Enfim, como toda comédia-romântica, o final é previsível. Mas o que faz realmente valer o ingresso é a maneira que a história é conduzida, sem cair em clichês demasiados, sem precisar de escrachos e armações tão comuns do cinema americano. Recomendo os dois !

[p.s: Post dedicado à uma amiga, que se atrasou para a primeira sessão e só me encontrou depois da segunda, proporcionando todas essas reflexões. Obrigado pela companhia no café depois do filme XD]

[Reflexões: Não, não matei a família e fui ao cinema.]

3 comentários:

sulamita disse...

realemente o sol está castigando a cidade. Mesmo no verão, não me lembro de ter tanto calor aqui, queimando a pele, sufocando!
cm disse um amigo, vc já sai do chuveiro com calor.

chamar a farrofada alheia de "uma boa experiência antropológica"!adoro seu senso de humor,honey!

sulamita disse...

gostei do post.

desculpa pelo atraso babe!
Tbm tive a mesma impressão do filme.
Enxuto, envolvente, mostrar a ditadura por um ângulo um pouco mais suave, se é que pode-se dizer "suave" - a visão de uma criança.

Cinema é uma das poucas coisas das quais não tenho o menor problema em ir sozinha!

Marcus Gomes disse...

Detesto pseudo-cultos e adoro cinema sozinho!